Atualmente um dos maiores desafios organizacionais tem sido a gestão de pessoas. O aquecimento do mercado brasileiro tem provocado um movimento jamais visto na história deste país. Os profissionais estão "escolhendo" onde trabalhar.
Outrora, profissionais estavam no mercado em procura dos mais variados empregos, se submetendo a salários baixos e a condições de trabalho no mínimo questionáveis. As empresas se davam ao luxo demitir por motivos muitas vezes banais e não havia preocupação por parte dos empregadores em manter o profissional na sua empresa, já que esta preocupação partia do profissional.
Hoje com a demanda do mercado, maior que a capacidade produtiva das empresas, existe um movimento de expansão industrial e isto tem aumentado o número de vagas, tanto para os níveis operacionais, como para níveis técnicos, de liderança e gerência.
Dentro deste ambiente a busca por pessoas capacitadas e comprometidas com aquilo que fazem vem se tornando cada vez maior. Os profissionais estão deixando de procurar e estão começando cada vez mais a serem procurados. Inicialmente esta procura era comum apenas no mundo esportivo onde as transações envolvendo jogadores de futebol, vôlei, basquete entre outros esportes acontecia a partir do interesse dos clubes.
Hoje no mundo industrial este movimento começa a acontecer. Concorrentes estão "brigando" não apenas por mercado mas também por profissionais.
Neste cenário, para continuar sobrevivendo no mercado, as empresas estão se dedicando a capacitação, treinamento e manutenção de seus profissionais. A satisfação no trabalho passa a ser preocupação das empresas, uma vez que a permanência do profissional qualificado o máximo de tempo possível está deixando de ser interesse unicamente dos profissionais e cada vez mais é de interesse das empresas.
Faculdades estão se dedicando cada vez mais a formar gestores que tenham a capacidade de gerir pessoas. Isso, pois as empresas buscam no mercado profissionais que tenham a capacidade de atrair, desenvolver e manter profissionais.
Entre os principais desafios do gestor de pessoas e das empresas interessadas na manutenção de seus profissionais destacam-se:
- Equilíbrio de conflitos;
- Motivação da equipe;
- Desenvolvimento de pessoas;
- Manutenção da satisfação;
- Envolvimento das pessoas com as metas traçadas pela organização;
- Promover organização na distribuição das atividades;
- Lidar com as diferenças culturais da pessoas;
- Criar equipes multidisciplinares a fim de diversificar as opiniões, promovendo debates e discussões positivas sobre problemas, com o intuito do atigimento de soluções práticas, rápidas e com custo baixo;
- Monitorar a equipe a fim de evitar problemas com boatos e similares.
Em um ambiente como este cabe aos gestores cada vez mais, buscar a capacitação e o aperfeiçoamento visando atingir os objetivos pessoais, organizacionais e também para cada vez mais buscar soluções para as mais variadas situações que acontecem durante o gerenciamento de equipes.
Site do RoboED.
Há 16 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário