sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A importância da Robótica na Indústria

Hoje a robótica é um área da ciência em franca evolução. Outrora tida apenas como de interesse de futuristas ou presente em desenhos animados, hoje a robótica está presente nos mais variados processos industriais. Acredito que a área automobilística seja á área onde a aplicação de robôs possa ser vista em maior quantidade.
Os robôs tem como principal função auxiliar os seres humanos e em alguns casos substituí los. Entretanto engana-se quem acredita que os robôs devem ser vistos como inimigos. As pessoas devem se preparar para trabalharem com estas novas máquinas que possuem interfaces cada vez melhores e que auxiliam os processos. Eles nos auxiliam imprimindo maior velocidade aos processos, e dependendo de uma programação bem feita, apresentam maior padronização e maior perfeição daquilo que são capazes de fazer. Os robôs custam caro, porém podem representar a médio ou longo prazo economia para as empresas. Robôs não precisam de alimentos, de uniformes, não tiram férias, não se cansam, não utilizam transportes, não precisam de iluminação, não vão ao banheiro. Por outro lado eles requerem um acompanhamento do setor de manutenção. É preciso que as pessoas aprendam a encarar esta nova ferramenta tecnológica como algo positivo e se prepararem para trabalhar com esta máquinas, que por mais modernas que possam ser são máquinas e precisam de programação, de operação e de manutenção.

Interesse em um blog

Durante o curso de Tecnologia da Informação, aprendemos a construir um blog. Mais do que isso, aprendemos sobre sua importancia, sobre como fazer postagens e também a visualizar outros blogs. Nada melhor do que contruir um Blog e ir postando coisas no mesmo ao longo do curso para que possamos nos aprimorar e também nos familiarizar com este ambiente. Além disso, utilizando o Blog ao longo do curso estaremos comprovando sua aplicação prática e também testando seus mais variados recursos. Poderemos também avaliar os resultados e nos manter sempre atualizados com a matéria.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Conversa com Robô Ed

O Robô Ed é um robô virtual do projeto Conpet. Este projeto é da Petrobrás,e visa melhorar o consumo de nas Indústrias, conscientizar os alunos nas escolas e melhorar as nossas condições ambientais. Este robõ virtual conversa virtualmente com o internauta através de um bom sistema de interação. É possível falar sobre reservas petrolíferas, sobre projetos para extração de petróleo, sobre conceitos de profundidades de águas entre outras coisas relacionadas a esta área. O site para conhecer o Robô Ed é o www.ed.conpet.gov.br/converse.php.

Entrevista com profissional

Segue entrevista com o Supervisor de Produção Erivelton Ferreira Lopes. Ele está na Arcor á 7 anos e sempre trabalhou no setor de Produção.


Quem é você?

Meu nome é Erivelton Ferreira Lopes. Tenho 25 anos, sou casado e estudo no Unis no curso de GPI e estou no segundo módulo.

Onde você trabalha?

Trabalho na Bagley. Esta empresa pertence ao grupo Arcor que é líder mundial de guloseimas e líder de biscoitos no Brasil. Lá fabricamos os produtos das marcas Aymoré e Triunfo.

Qual a sua ocupação nesta empresa?

Atuo como supervisor de produção.

Qual a importância da tecnologia da informação na sua área de atuação?

No meu trabalho precisamos de informação com precisão e rapidez todo o tempo. Precisamos de tecnologia e do auxilio de vários programas de informática para realizarmos a gestão dos recursos. Utilizamos alguns programas do pacote Office e alguns sistemas próprios.

Quais programas do pacote Office você mais utiliza na sua profissão?

Excel para cálculos e tabelas com ferramentas estatísticas, Word para textos e relatórios, Power Point para apresentações como treinamentos e apresentação de propostas, sejam elas quais forem.

O que são sistemas próprios e quais você utiliza?

São sistemas desenvolvidos para atender necessidades exclusivas da Arcor e que são de uso exclusivo. São aplicados em áreas estratégicas. Nós utilizamos o Ponto Web, que serve para tratamento do ponto dos colaboradores on-line. Com ele o gestor trata o ponto dos seus colaboradores de qualquer lugar com acesso a internet. Temos o Lótus Notes que é o nosso sistema de e-mail inteligente que além de funcionar como um e-mail comum gerencia outros aplicativos. Temos o CARRH que é utilizado pelo nosso RH, o SIMP que é utilizado para gerenciar os trabalhos da manutenção, o SPAC que nos dá dados estatísticos do processo em suas diferentes etapas a cada meia hora entre outros menos importantes.

O que você recomenda para um profissional atualmente na área de produção ou que deseja entrar para o mercado de trabalho em relação á tecnologia?

Estudar, se aprofundar ao máximo em todas as tecnologias de informática e de informação e sempre se manter atualizado.

Apresentação do Grupo

Uso de planilha eletrônica no processo empresarial

Hoje os recursos de planilhas eletrônicas é fundamental. Liderado pelo programa Excel da Microsoft, este recurso vem sendo usado cada vez mais nas empresas e se tornou fundamental na gestão dos recursos produtivos, administrativos e em todas as áreas das empresas. Estas planilhas eletrônicas oferecem recursos muito úteis e de aplicações bastante práticas e variadas. A inserção de gráficos é um belo exemplo. Planilhas outrora grandes e de análises demoradas e grandes, são transformadas em gráficos com o perfil mais adequado para cada caso e para cada profissional que fará a análise. Assim, dados são transformados em informações preciosas em tempos cada vez menores. Ferramentas estatísticas também são bastante utilizadas. Recursos difícieis de serem calculados e de importância relevante como desvio padrão, médias e probabilidades são calculadas automaticamente. Tabelas utilizadas para organizar dados também são utilizadas com frequência e facilidade. São feitos cálculos e fórmulas para a busca de dados em outras planilhas e respostas as várias questões empresariais são dadas com facilidade e rapidez.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A utilização dos recursos de informática para minha atuação profissional

Hoje minha atividade profissional, consiste em supervisionar uma fábrica de produtos alimentícios.
Como tenho 4 linhas de produção com diferentes produtos, preciso constantemente de utilizar recursos de informática para otimizar meu desempenho.
Não perco mais tempo escrevendo manualmente relatórios, fazendo cálculos, escrevendo várias cópias de um mesmo documento para disponibiliza-lo a diversas pessoas. Faço relatórios de forma muito mais rápida utilizando editor de texto, consigo todos os calculos que preciso de forma automática através de fórmulas em uma planilha eletrônica e consigo enviar a mesma informação a todas as pessoas que preciso com o correio eletronico.
Estes recursos tem me ajudado a ganhar tempo, padronizar minhas atividades e informar a todos com precisão e como o e-mail é igual a todos os que o recebem, não temos o problema com divergncia de informações sobre um mesmo assunto.

Desenvolvimento de tecnologias nas diferentes áreas da indústria

No mundo conteporâneo, o desenvolvimento da tecnologia e a sua correta aplicação são diferenciais na sobrevivência das indústrias das diferentes áreas do mercado.
O movimento de inovação tecnológica, ao contrário do que muitos pensam não começou agora. Ele já acontece desde o surgimento da indústria. Se pensarmos que tecnologia é tudo o que facilita a atividade humana, podemos entender que a Revolução Industrial ocorrida na França, foi um marco no início deste processo. A implementação da máquina a vapor ou das linhas de montagens, são algumas das primeiras aparições de tecnologia.
No mundo atual, as transformações tecnológicas tem ocorrido com maior velocidade e intensidade. Uma das áreas de maior desenvolvimento é a área da tecnologia voltada as atividades relacionadas com a informática. Novos Softwers são desenvolvidos em velocidades nunca vistos e as aplicações tem trago beneficios nas indústrias e para as pessoas. Temos como líderes na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias nesta área, países como a China, Índia e Japão.
Outro setor que tem avançado bastante é o setor da nanotecnologia. Nanotecnologia é a tecnologia voltada a construção de chips com as mais variadas utilizações, bem como a construção de componentes, sistemas e programas cada vez em menores. Na indústria alimentícia a tecnologia vem ajudando no controle industrial dos processos produtivos bem como no desenvolvimento de novos produtos, mais saudáveis e mais saborosos. Controles outrora manuais e registrados em planilhas e arquivos grandes, em papel, que ficavam empilhados em locais empoeirados e desorganizados, dão lugar a Softwers de armazenamento de dados modernos, que fornecem controles estatísticos de dados e informações, o que tem agilizado e aperfeiçoado o controle dos processos. Análises feitas manualmente e que tinham resultados ligados diretamente na habilidade de quem realizava o trabalho, hoje são feitos por equipamentos que nos dão respostas mais rápidas e mais precisas.
Na indústria automobilística, o desenvolvimento de novas tecnologias para a construção, montagem e pintura dos veículos tem proporcionado carros mais velozes, mais seguros e mais eficazes. Além disso os processos são cada vez menos manuais e mais baratos.
A tecnologia hoje, é parte fundamental da existencia das empresas e um dos pilares de sustentabilidade do ramo industrial.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Desafios da Gestão de Pessoas

Atualmente um dos maiores desafios organizacionais tem sido a gestão de pessoas. O aquecimento do mercado brasileiro tem provocado um movimento jamais visto na história deste país. Os profissionais estão "escolhendo" onde trabalhar.
Outrora, profissionais estavam no mercado em procura dos mais variados empregos, se submetendo a salários baixos e a condições de trabalho no mínimo questionáveis. As empresas se davam ao luxo demitir por motivos muitas vezes banais e não havia preocupação por parte dos empregadores em manter o profissional na sua empresa, já que esta preocupação partia do profissional.
Hoje com a demanda do mercado, maior que a capacidade produtiva das empresas, existe um movimento de expansão industrial e isto tem aumentado o número de vagas, tanto para os níveis operacionais, como para níveis técnicos, de liderança e gerência.
Dentro deste ambiente a busca por pessoas capacitadas e comprometidas com aquilo que fazem vem se tornando cada vez maior. Os profissionais estão deixando de procurar e estão começando cada vez mais a serem procurados. Inicialmente esta procura era comum apenas no mundo esportivo onde as transações envolvendo jogadores de futebol, vôlei, basquete entre outros esportes acontecia a partir do interesse dos clubes.
Hoje no mundo industrial este movimento começa a acontecer. Concorrentes estão "brigando" não apenas por mercado mas também por profissionais.
Neste cenário, para continuar sobrevivendo no mercado, as empresas estão se dedicando a capacitação, treinamento e manutenção de seus profissionais. A satisfação no trabalho passa a ser preocupação das empresas, uma vez que a permanência do profissional qualificado o máximo de tempo possível está deixando de ser interesse unicamente dos profissionais e cada vez mais é de interesse das empresas.
Faculdades estão se dedicando cada vez mais a formar gestores que tenham a capacidade de gerir pessoas. Isso, pois as empresas buscam no mercado profissionais que tenham a capacidade de atrair, desenvolver e manter profissionais.
Entre os principais desafios do gestor de pessoas e das empresas interessadas na manutenção de seus profissionais destacam-se:
- Equilíbrio de conflitos;
- Motivação da equipe;
- Desenvolvimento de pessoas;
- Manutenção da satisfação;
- Envolvimento das pessoas com as metas traçadas pela organização;
- Promover organização na distribuição das atividades;
- Lidar com as diferenças culturais da pessoas;
- Criar equipes multidisciplinares a fim de diversificar as opiniões, promovendo debates e discussões positivas sobre problemas, com o intuito do atigimento de soluções práticas, rápidas e com custo baixo;
- Monitorar a equipe a fim de evitar problemas com boatos e similares.

Em um ambiente como este cabe aos gestores cada vez mais, buscar a capacitação e o aperfeiçoamento visando atingir os objetivos pessoais, organizacionais e também para cada vez mais buscar soluções para as mais variadas situações que acontecem durante o gerenciamento de equipes.